No trabalho do agricultor o contato com a natureza faz parte do dia a dia, gerando uma relação direta com toda a vida que a natureza alberga e é nessa relação que a paisagem é criada. Esquecemos que a paisagem é resultado da interação entre o ser humano e a natureza. Nós somos parte da natureza e a natureza é parte de nós. O agricultor não é só a pessoa que produz alimentos, é também quem vive criando a paisagem. Pode-se pensar na imagem do agricultor como um artista que faz a sua pintura sobre a tela da terra. É necessário ser um mestre no conhecimento das cores para ser um bom pintor e é necessário ser um mestre na compreensão dos processos vivos na natureza para ser um bom agricultor. Assim a paisagem aparece ante nós como resultado da relação entre o agricultor e a natureza.
Nossa tela está localizada em Itaara/RS, a quase 500 metros acima do nível do mar, muito próximo de Santa Maria, no coração do Rio Grande do Sul. São 67 hectares com extensa área de preservação da mata nativa.
O município de Itaara foi ocupado no início no século XIX com a chegada de imigrantes alemães e judeus russos que formaram uma colônia agrícola na região central do Rio Grande do Sul. A formação territorial do município ocorre com a emancipação a partir do município de Santa Maria em 28 de dezembro de 1995 através do Decreto Estadual nº 10.643. De acordo com o Censo de 2000 (IBGE) Itaara conta com 4.578 habitantes.
O corpo físico de nosso organismo agrícola se insere geologicamente na porção limite da formação Serra Geral, fato que confere ao relevo uma elevada amplitude altimétrica por estar situado nas porções de topo e rebordo do planalto. Quanto à geologia predominam as rochas basálticas formadas por sucessivos derrames de lava da Era Mesozóica, intercaladas por arenitos de textura mais grosseira.
O regime climático da região é caracterizado por regularidade anual das precipitações, provocadas principalmente pela passagem das frentes frias. O índice pluviométrico fica em torno de 1500 e 1750 mm anuais, condizente com a situação de clima temperado úmido.

Endereço:
Estrada Rincão da Limeira, Itaara-RS. De Santa Maria, pegar a BR 158 em direção à Itaara. Após a placa de 305km, entrar primeira a direita e seguir por 2km (estrada de terra)