Ora-pro-nóbis, do latim “rogai por nós”, é uma cactácea, um cacto trepadeira com folhas. Tem espinhos e pode ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto à sombra como ao sol.
Suas folhas e flores são comestíveis. As folhas, secas ou moídas, são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas e refogados. Muitos preferem consumi-las cruas em saladas, acompanhando o prato principal, enquanto outros as usam como mistura para enriquecer farinha, massas e pães em geral.
Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores. O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras.
Esse poder depurativo associado ao chá também está ligado ao tratamento e prevenção de varizes. Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro. A alta concentração de vitamina C (supera a laranja em 4 vezes), ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas. Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade. O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia. As grávidas deveriam consumir a planta nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê.
Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio. É uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição, quando desidratada), e é rica em aminoácidos.

 

Lista de produtos da cesta
1 un Almeirão Pão-de-Açucar 3,0 Kg Laranja de suco
3 un Alface 0,5Kg Lima
1 un Maço de Cenoura 1 un Maço de tempero verde
0,5 Kg Limão Cravo 1,0 Kg Feijão Preto
1 un Oro-Pro-Nobis